quarta-feira, 5 de maio de 2010

Grupo Das Heresias

As Heresias





Heresias

As Heresias eram opçoes reliogiosas diferentes da doutrina catolica, formadas, muitas vezes, de antigas, crenças orientais, romanas, gregas e germânicas ,existentes desde antes do predomínio ciristão, que se foram trensformando mo intercambio entre as culturas.

Entre as pricipais heresias medievais estava a dos cátaros que teve inicio na Europa central (atual Alemanha), no século XII, e expandiu se para a regiao francesa de albi, onde seuas praticantes ficaram conheçidos como albigences. Acreditavam em um Deus do bem e outro do mau; Cristo era visto como enviado pelo Deus do bem para libertar as almas salvas subiam ao céu após a morte do corpo mas as amas salvas subiam ao céu após a morte do corpo, mas as almas pecadoras, como castigo,reencarnavam no corpo de um animal.

No seculo XII difundiu-se, em algumas regioes da frança, a heresias dos valdenses, fundada por Pedro Valdês, rico comerçiante de lyon. Convertido ao cristianismo, Valdês distribuiiu sua riqueza aos pobres, reuniu um grupos de adeptos e saiu pregando as virtudes da pobreza voluntária. Passaram a conflitar com a Igreja ao afirma que os sacramentos sempre têm valor porque seus poderes veem de Deus, e nao do sacerdote.

Já a heresia dos patarinos, que se difundiu no século XII pela regiao onde se situam as cidades de Milão, Cremona e Florença, também questionava a validade dos sacramentos ministrados por sacerdotes pecadores.

Outra importante heresia medieval o bogomilismo, surgiu no secúlo XI na regiao dos Bácãs (na atual bulgária) e sobreviveu até o século XV .Seus praticantes acreditavam que a igreja de Roma fora comrropida pela riqueza e que o cristanismo verdadeiro existia apenas na pobreza e na vida simples. Além disso, combatiam o culto à virgem Maria, aos santos e às imagens que havia nos templos.

Analisando as diferentes heresias, alguns historiadores interpretam esses movimentos como uma reaçao de grupos religiosos populares a vários aspectos do cristianismo daquee período: o despreparo de grande parte dos sacerdotes paroquiais, desatentos ás necesidades espirituais dos fiéis; a vida luxuosa do alto do alto clero, mais preocupado com o acumolo de bens materias do que com a pregaçao evangelica; a aprovaçao da Igreja a um sistema social que explorava a maioria da populaçao.

Para combater as heresias, o papa Gregório IX criou, em 1231,os tribunais da Inquisiçao , cuja missao era descobrir e julgar os Hereges . Os condenados pela Inquisiçao eram ''excomungados '' (excluídos da comunidade dos catolicos) e entregues às autoridades do Estado, que se encarregavam de puni-los. As penas aplicadas a cada caso iam desde o confisco de bens ate os morte na fogueira .




Nomes:Misael,Alvaro,Matheus Souza,Thiago, Alberto 1º G

Professor: Zenir


Nenhum comentário:

Postar um comentário